23, 24 e 25 de novembro

pavilhão da fenac - novo hamburgo-rs

Caravanismo

O CARAVANISMO nada mais é do que ACAMPAR tendo como “abrigo” um VEÍCULO. Ele pode ser automotor ou um simples reboque atrelado a um carro. Portanto, caravanismo é uma modalidade do CAMPISMO, onde dividimos entre este, com veículos chamados “de recreação” (RV’s) ou CAMPISMO NÔMADE, quando são utilizadas as tradicionais BARRACAS.

 

Os principais veículos de recreação utilizados no Brasil são TRAILERS, MOTOR-HOMES e CAMPERS, mas podem também se apresentar ou se subdividir em Mini Trailers, Truck-Homes, Overlanders, Car-Camping e Carretas-Barraca.

 

Os maiores mercados caravanistas mundiais estão na Europa, América do Norte e Austrália, porém o Brasil apresenta um imenso potencial para as duas modalidades (Campismo Nômade e Caravanismo) devido às suas dimensões continentais, quantidade de destinos, climas, ecossistemas e culturas.

 

Escrito por: Marcos Pivari – CEO do MaCamp.com.br

O Caravanismo, trata-se de uma modalidade que se tem desenvolvido na Europa desde os anos 60, em especial no início da década, com a adaptação dos furgões – as motocasas: mais conhecidas atualmente como motor homes ou trailers –, seja da forma artesanal ao gosto do cliente (sofisticação, conforto, etc.) ou industrial em larga escala, como foi o caso do modelo Westfalia da Volkswagen (Kombi) que permitiu a vida no seu interior, mesmo temporária, com a preparação de refeições e pernoites, dispondo de cozinha, frigorífico, armários, cama, dentre outras facilidades.

 

O caravanismo propriamente dito pode ser resumido no ato de acampar fazendo uso de veículo enquanto o campismo nômade utiliza a barraca como principal equipamento (abrigo).

 

Modernamente, constitui-se numa modalidade híbrida de turismo, recreação, lazer e aventura que se pode utilizar com estacionamento para pernoites de modo livre em local adequado, incluindo os parques de campismo (campings). Para a sua prática torna-se fundamental a utilização de motor home ou trailer – casa colocada com adaptação industrial sobre chassi de um portador (veículo) como furgão ou similar.

 

O caravanismo tem se firmado como uma modalidade em franco crescimento, seja na evolução da qualidade dos veículos portadores, dentre eles: Fiat | Mercedes | Ford | Iveco, como também no design e na funcionalidade da parte dita de caravana – expressão pouco usada em nosso país.

 

Cabe ressaltar que os motor homes são conhecidos ainda como veículos de recreação: RVs (recreational vehicles) ou no espanhol: casas rodantes.

 

O SURGIMENTO DA EMHS BRAZIL

 

Em 2015, através do esboço de um desenho que após modificações acabou se transformando na logomarca do evento, nascia a ideia de uma Exposição voltada a princípio apenas para o mercado de Motor Homes.

 

Repleto de entusiasmo e idealismo, confiante em sua capacidade de trabalho e realização, baseada principalmente em vários anos de atuação no setor de Leads para estes tipos de veículos, sendo distinguido com o apoio de diversos fabricantes, Alexandre Rodolfo Boff incorporou o desafio e, ao lado de Margarete Bonella (atual administradora da Feira), iniciou as vendas e, batendo de porta em porta, tendo em mãos um folder com a planta-baixa dos estandes, pôde observar que o seu projeto atendia plenamente os anseios e as expectativas das empresas, visto que tinha o foco voltado, ao mesmo tempo, para as áreas do caravanismo e campismo, ou seja, algo inédito e pioneiro no país.

 

Para fazer capital de giro diante dos gastos iniciais, vendeu alguns dos seus bens pessoais e, para a sua própria surpresa, obteve a ajuda daqueles que seriam expositores que anteciparam o pagamento das parcelas da compra dos espaços no evento.

 

Após incansável trabalho de convencimento, visto que tinha em mente a constante preocupação de reunir um público qualificado, participando de diversas reuniões de grupos regionais de proprietários e futuros utilitários de motor homes, o que lhe rendeu milhares de quilômetros rodados, viu o seu projeto concretizado com a realização da EMHS BRAZIL 2016 no período de 25 a 27 de novembro. Foram 49 expositores e 5.400 visitantes, além de 180 motor homes, trailers e barracas na área externa.

 

Poucos eventos conseguem números tão expressivos logo na sua 1ª. edição, mas o mercado tinha um potencial bem maior e Alexandre Rodolfo Boff sabia encontrar os meios para ampliar o tamanho da Exposição, tanto que em 2017 (24 a 26/11) contou com 81 expositores e 6.000 visitantes, mantendo-se o número de veículos no estacionamento, tendo palestras paralelas de renomados especialistas do setor.

 

EMHS BRAZIL 2018

 

Pelo terceiro ano consecutivo, mesmo diante dos desafios impostos pela situação socioeconômica e política do país, enfaticamente emergentes em 2018 com as eleições em quase todos os níveis do executivo e legislativo, a promoção da EMHS BRAZIL (Expo MOTOR HOME Show) assume a condição de referencial estratégico básico dos fabricantes e fornecedores do mercado de Veículos de Recreação e Similares (como os trailers), além de Acessórios (reboques, engates, etc.).

 

Tanto que, para este ano, vem com uma denominação adicional: Feira Internacional de Caravanismo & Campismo – áreas interligadas pelo perfil do público alvo –, ocorrendo de 23 a 25 de Novembro (10h00 às 19h00), tendo como local os Pavilhões da FENAC na cidade de Novo Hamburgo (RS) que foi escolhida estrategicamente ao concentrar a maioria das indústrias do setor.

 

Enquanto alguns eventos encerram as suas atividades pela acentuada queda no número de expositores e, consequentemente, de visitantes e inscritos para as atividades paralelas & integradas – resultado da crise no país, agravada no mercado de motor homes pela falta de linhas específicas de crédito e financiamento para a compra destes veículos, ou seja, instrução normativa do Banco Central –, a realização da EMHS BRAZIL se consolida como uma das maiores Feiras de Negócios de RVs & Campers do Brasil e da América do Sul ao contar com a participação de renomadas marcas do ramo.

 

Com o slogan de campanha – seu sonho mais perto do que você imagina –, pretende-se desmistificar a tradicional e histórica impressão de que os motor homes são privilégios dos mais afortunados, o que não corresponde à realidade, visto que existem modelos no mercado nacional com preços acessíveis.

 

Outro ponto importante diz respeito ao conceito de família – também considerado no planejamento estratégico do evento –, porque estes veículos têm sido usados para viagens de recreação, turismo, lazer e aventura, unindo as pessoas e, ao mesmo tempo, proporcionando contato com a natureza – algo tão raro nos dias atuais.

 

A partir da constatação de que a EMHS BRAZIL (Expo MOTOR HOME Show) - ou Feira Internacional de Caravanismo & Campismo –, torna-se um ambiente propício para networkings e contatos em todos os níveis (comerciais, institucionais, etc.), gerando oportunidades de negócios & vendas e, ao mesmo tempo, sendo excelente ocasião para ações efetivas de promoção & marketing junto a um público altamente especializado, portanto, interessado em conhecer as novidades do setor, o evento passa a ser de extrema importância para os fabricantes, revendedores e distribuidores, tanto que alguns escolhem a data do evento para os seus lançamentos.

 

Merece especial destaque ainda o fato de que, ao reduzir as despesas da participação dos expositores ao oferecer a montagem básica dos estandes no preço da locação do espaço, otimiza a relação custo x benefício – algo preponderante ao viabilizar a presença das empresas de pequeno e médio porte, além das tradicionais e conceituadas marcas deste nicho de mercado específico.

 

Numa área externa (estacionamento da FENAC) com capacidade para receber 350 motor homes, trailers e barracas será realizada a EXPOCAMPING com total infraestrutura de suporte (luz, água e sanitários).

 

Estima-se um público de 10.000 pessoas do Brasil e do exterior, sendo que, neste último caso, a partir do apoio dos SECOMs das missões diplomáticas na divulgação. Há que se enfatizar a colaboração de expressivas entidades nacionais que representam, direta ou indiretamente, o mercado automotivo e dos transportes em geral.

 

A previsão sobre o número de expositores, por sua vez, gira em torno de 80 empresas, uma vez que será permitida a participação com os estandes próprios de fabricantes e fornecedores de itens de conforto e infraestrutura, ou seja: resultado de pesquisa por amostragem junto aos visitantes de 2017, tais como:

 

Telefonia móvel via celular; peças, artigos e acessórios; sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração; rastreadores; segurança eletrônica; acesso & conexão a internet; eletroeletrônicos; instalações hidráulicas, pneumáticas e sanitárias; produtos de higiene & limpeza em geral; bebidas; alimentos (pré-preparados, congelados, outros); radiocomunicadores; canais de TV por assinatura; geradores de energia; móveis & utensílios; reboques e engates; GPS & navegação veicular; sonorização; seguros; crédito, financiamento e consórcios; tratamento de resíduos; redes de postos de combustíveis e conveniência.

 

Também de forma paralela & integrada, ocorrerão palestras e atividades sociais com o intuito de reunir e possibilitar uma troca de conhecimentos dentre os visitantes, além de oferecer uma atualização acerca de tecnologias, produtos e serviços. Nas conferências serão destacadas histórias de vida e experiências de adeptos do campismo e caravanismo, movimentos que crescem no mundo todo.

 

 

DAS NOVIDADES

FIQUE POR DENTRO

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

PLANTÃO DE VENDAS

Rua Mariano Mazzochi, 560

95072-330 - Caxias do Sul - RS

Horários da feira

Sexta e Sábado  -  10h às 19h

Domingo   -  10h às 18h

    54  3066-0422

    atendimento@expomotorhome.com

    51 98032-8120

Contato

A Maior Feira de

Motor Home do Brasil

54 

    54  3066-0422

    51 9 8032-8120

Rua Mariano Mazzochi, 560 - 95072.330 - Caxias do Sul - RS